Convite à participação virtual

ÂMBITO E OBJETIVOS

Este ano o encontro internacional VPCT 2020 será realizado apenas em modo virtual (online) com a duração de três dias. O encontro tem como objetivo apresentar a um público mais vasto relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências Matemáticas, Ciências da Natureza, Ciências Físicas e Químicas, Engenharia, Informática e Tecnologia. Em particular, pretende-se:

  • Divulgar, apreciar, valorizar e melhorar as práticas de ensino de Ciências Matemáticas, Ciências da Natureza, Ciências Físicas e Químicas, Engenharia, Informática e Tecnologia, numa perspetiva interdisciplinar, de professores de todos os níveis de ensino que lecionem estas matérias, mostrando o que fazem para que seja possível refletir sobre e melhorar as práticas de ensino;
  • Interagir com investigadores, para que tanto professores como investigadores possam beneficiar deste trabalho conjunto.

DESTINATÁRIOS:

  • Professores da Educação Pré-Escolar ao Ensino Superior nas áreas de Ciências Matemáticas, Ciências da Natureza, Ciências Físicas e Químicas, Engenharia, Informática e Tecnologia;
  • Investigadores em Educação das mesmas áreas disciplinares;
  • Estudantes;
  • Dirigentes de instituições educativas, científicas ou ligadas à divulgação da Ciência e Tecnologia;
  • Profissionais dos media e divulgadores de Ciência e Tecnologia.

COMUNICAÇÕES NA MODALIDADE VIRTUAL

Serão bem vindos contributos para a qualidade do Ensino de Ciências Matemáticas, Ciências da Natureza, Ciências Físicas e Químicas, Engenharia, Informática e Tecnologia.– Do Pré-Escolar ao Superior.

Foco dos contributos:

  • Práticas profissionais (projetos, inovações, relatos de práticas de sala de aula, introdução de novas temáticas);
  • Investigação com relevância para as práticas profissionais (de índole teórica ou empírica).

Procedimentos e reconhecimento da qualidade

  • As submissões (versão completa) devem ser feitas até 18 de julho de 2020 no EasyChair (VPCT2020). – (texto completo com 4 a 10 páginas)
  • Todas as propostas serão avaliadas por um painel de peritos externos.
  • As melhores comunicações terão a possibilidade de ser publicadas em revistas internacionais.
  • Será atribuído prémio simbólico à melhor comunicação e ao melhor póster.
  • A participação no Encontro é realizada do seguinte modo:
    • Os autores das comunicações terão que produzir e enviar um ficheiro em formato Powerpoint ou vídeo (duração máxima de 10 minutos) com a apresentação oral do trabalho até ao dia 22 de outubro de 2020.
    • Os ficheiros em formato Powerpoint ou vídeos ficarão acessíveis na internet a todos os participantes do Encontro para consulta e comentários, dois dias antes do início do encontro até cinco dias depois do final do Encontro.
    • As comunicações serão distribuídas por sessões paralelas e organizadas por temas.
  • Por cada comunicação, póster ou oficina aceite é necessário pagar pelo menos uma inscrição.

Formato das sessões por vídeo conferência (online)

  • Cada sessão tem duração de 80 minutos (discussão incluída);
  • Em cada sessão são exibidos 4 a 5 Powerpoint ou vídeos com as apresentações previamente enviadas;
  • Pelo menos um dos autores tem de estar online durante a sessão;
  • Cada sessão termina com a discussão das apresentações por videoconferência, com a duração de 30 a 40 minutos, conduzidas pelos moderadores da sessão;
  • Podem participar na discussão de cada sessão por videoconferência todos os participantes devidamente registados no encontro.
  • No ato da inscrição os participantes recebem um email com os procedimentos que deverão seguir para participar no encontro.

DATAS IMPORTANTES

Submissão de contribuições  até 18 julho  2020
Resposta da Organização  até 30 setembro 2020
Inscrições (1ª fase) até 30 setembro 2020
Envio das apresentações em vídeo ou Powerpoint até 22 outubro 2020