ATAS do VPCT2022 AQUI
https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2023/06/VPCT2022_Atas_compressed.pdf
A qualidade do Ensino de Ciências e Tecnologia (Ciências Matemáticas, Ciências da Natureza, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Ciências Físicas e Químicas, Engenharia, Informática e Tecnologia), do Pré-Escolar ao Superior, é um grande objetivo perseguido por professores, investigadores, pais e sociedade em geral, ainda mais relevante no momento em que a humanidade se encontra face a desafios enormes como são, por exemplo, a emergência climática, a inteligência artificial ou pandemias.
O VPCT2022 (A voz dos professores de C&T Encontro Internacional) tem vindo, desde 2016, a trazer à luz o trabalho de professores, educadores e investigadores ao:
- Valorizar as práticas de educação em Ciências e Tecnologia (particularmente as práticas de ensino) que advém de um saber profissional laborado ao longo de gerações de profissionais no silêncio das reflexões individuais, do trabalho solitário em sala de aula ou no escritório em casa, criando espaços de partilha dessas experiências de modo a que possam ser divulgadas, apreciadas, valorizadas e, quiçá, melhoradas.
- Valorizar, igualmente, a investigação da educação em C&T que pode contribuir para melhorar de forma progressiva a qualidade e a relevância das práticas de ensino e a qualidade e relevância das aprendizagens dos alunos.
- Valorizar, finalmente, a articulação entre as práticas educativas e a investigação das práticas educativas.
O VPCT2022 (A voz dos professores de C&T Encontro Internacional) é o fórum internacional de partilha das experiências e saberes da prática educativa em C&T e da investigação da prática educativa em C&T tendo tido a participação de professores e investigadores de Brasil, Espanha, Angola, Argentina e Portugal e destina-se a investigadores e professores de Ciências e Tecnologia de todos os níveis de ensino de países falantes de línguas ibero-americanas.
ÂMBITO E OBJETIVOS
O VPCT2022 – A voz dos professores de C&T Encontro Internacional, com a duração de três dias (10, 11 e 12 de novembro de 2022), pretende ser um fórum internacional, para profissionais da Educação em Ciência e Tecnologia (Ciências Matemáticas, Ciências da Natureza, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Ciências Físicas e Químicas, Engenharia, Informática e Tecnologia), apresentarem e discutirem relatos e investigação de práticas de ensino e de divulgação de C&T. Em particular pretende-se:
- Divulgar, apreciar, valorizar e melhorar as práticas educativas em C&T de professores de todos os níveis de ensino que lecionem estas matérias, mostrando o que fazem para que seja possível refletir e melhorar;
- Interagir com investigadores, para que tanto professores como investigadores possam beneficiar deste trabalho conjunto.
MODO DE REALIZAÇÃO
O VPCT2022 realizar-se-á remotamente (ONLINE) de forma síncrona no horário do programa geral. Quem quiser deslocar-se às instalações da UTAD, em Vila Real, Portugal pode fazê-lo e assim usufruir da companhia da equipa organizadora.
DESTINATÁRIOS
- Professores da Educação Pré-Escolar ao Ensino Superior nas áreas de Ciências Matemáticas, Ciências da Natureza, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Ciências Físicas e Químicas, Engenharia, Informática e Tecnologia;
- Investigadores em Educação das mesmas áreas disciplinares;
- Estudantes de pós-graduação;
- Dirigentes de instituições educativas, científicas ou ligadas à divulgação da Ciência e Tecnologia;
- Profissionais dos media e divulgadores de Ciência e Tecnologia.
COMUNICAÇÕES, PÓSTERES E OFICINAS
Serão bem-vindos contributos para a qualidade do do ensino de Ciências Matemáticas, Ciências da Natureza, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Ciências Físicas e Químicas, Engenharia, Informática e Tecnologia. – Do Pré-Escolar ao Superior.
Foco dos contributos:
- Práticas profissionais (projetos, inovações, relatos de práticas de sala de aula, introdução de novas temáticas);
- Investigação com relevância para as práticas profissionais (de índole teórica ou empírica) na educação em C&T.
Tipos de contribuições (ver modelos aqui):
- Comunicações Orais – seja para Práticas Profissionais ou Investigação (texto com 4 a 10 páginas);
- Comunicações Posters (texto com 3 a 5 páginas);
- Oficinas (texto com 2 a 3 páginas).
- Nota: As comunicações orais podem estar organizadas em Special tracks (ver aqui)
Procedimentos e reconhecimento da qualidade
- As submissões (versão completa) devem ser feitas até 11 de setembro de 2022 (última chamada) no EasyChair (VPCT2022): https://easychair.org/conferences/?conf=vpct2022.
- Todas as propostas serão avaliadas por um painel de peritos externos e a resposta de aceitação (ou rejeição) será dada até 5 outubro de 2022.
- As melhores comunicações terão a possibilidade de ser publicadas em revistas internacionais.
- Será atribuído prémio simbólico à melhor comunicação e ao melhor póster.
- Por cada comunicação ou póster aceite é necessário pagar uma inscrição.
LÍNGUA OFICIAL
A língua oficial do VPCT2022 é o português sendo aceites comunicações em castelhano ou inglês.
INSCRIÇÕES E TAXAS DE INSCRIÇÃO (ABERTAS)
As inscrições são feitas online através deste site.
Taxa de inscrição normal (até 29 de outubro de 2022): 80 euros (*)
Taxa de inscrição como estudante de pós-graduação ou docente do ensino não superior ou pessoas oriundas de países em desenvolvimento (até 29 de outubro de 2022): 40 euros (*) (**)
(*) Os sócios da ABRAPEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e da APEduC – Associação Portuguesa de Educação em Ciências têm um desconto de 20% na taxa de inscrição, mediante apresentação de comprovativo (exceto se a taxa de inscrição for de 40 euros).
(**) Carece de comprovativo da situação estudantil ou profissional
SERÁ PASSADO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO A TODOS OS PARTICIPANTES.
ACREDITAÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES (PORTUGAL) Inscrições Formação Contínua AQUI
Certificado com os créditos da formação contínua de professores (Portugal).
O CCPFC concedeu acreditação à ação de formação “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia”, na modalidade Curso de Formação, com 25 horas (registo de acreditação: CCPFC/ACC-107420/20).
Para os efeitos previstos no artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, esta ação releva para efeitos de progressão na carreira de Professores do grupo de recrutamento, 230, 500, 510, 520 e 550.